Home > Mensagens pastorais > A copo do mundo celestial

A COPA DO MUNDO CELESTIAL

Segundo o dicionário Aurélio a palavra “copa” significa vaso, taça ou copo. No contexto do futebol significa a taça que se é erguida quando um time dentre muitos se torna o vencedor. É a premiação que se dá ao time que passou por várias etapas até chegar a final. Essa premiação é também conhecida como troféu. O apóstolo Paulo em sua carta a Timóteo ilustrou a vida ministerial como a de um atleta que numa maratona deve vencer, “nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras” (2Tim.2:5), mas para vencer limpo deve-se observar todas as regras do jogo.

Que regras são essas? Certamente ele está falando da Palavra de Deus. O cristão deve estar com Ela guardada no coração, sempre trazendo à memória cada uma das regras contidas na Bíblia, pois no meio do jogo não é possível consultar o manual de regras, isso se faz nos bastidores, por esse motivo devemos estar preparados. Paulo nos fala ainda mais sobre essa competição da copa do mundo cristão: “Vocês não sabem que dentre todos os que COMPETEM no estádio, apenas um ganha o prêmio? joguem de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma taça que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma TAÇA que dura para sempre. Sendo assim, não JOGO como quem JOGA sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1Cor. 9:24-27).

Nosso objetivo é chegar ao fim como vencedor, para isso é necessário um treinamento muito rigoroso e cheio de dificuldades. Nós temos um alvo a alcançar, esse alvo é a nossa salvação. Por isso não podemos nos distrair com as coisas que acontecem à nossa volta. Devemos nos concentrar no que Deus está fazendo em nossa vida. Ele mesmo nos deu este alvo e precisamos lutar contra o mundo, contra o diabo, contra nossa carne e contra tudo o que tente nos tirar deste alvo de salvação, pois a COPA DO MUNDO CRISTÃO nos espera lá na glória e somente os vencedores é que a levantarão.

Esta semana começa a copa do mundo, mas a nossa copa não é deste mundo, antes celestial. Tenha uma boa semana, não perca o alvo.