Home > Mensagens pastorais > Quem são os santos de hoje?

Quem são os santos de hoje?

Matéria sobre a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII

 

Hoje às 10h da manhã aconteceu uma missa especial no Vaticano com a cerimônia de canonização presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. Segundo a igreja católica, a última temporada de santos acabou de ser canonizada. João Paulo II e João XXIII são santos. Pensando no assunto da canonização destes papas, uma pergunta surge: Quem sãos os santos de hoje?

A canonização é uma cerimônia onde é declarado santo uma pessoa. Para ser canonizado deve-se passar por um processo de três etapas ou fases: Primeiro deve ser venerável, ou seja, provar através de depoimentos que o candidato praticou em grau heroico todas as virtudes cristãs; só assim passa para a segunda fase, essa pessoa é beatificada, ou seja, a igreja pede a apresentação de um milagre comprovado, alcançado através da intercessão do candidato, mas só valem milagres acontecidos após a sua morte; e por último sendo constatado isso, o candidato é canonizado, isto é, incluído no cânone ou lista dos santos. Esta proclamação do papa significa que o candidato levou vida santa aqui na terra, está no céu e pode ser cultuado no mundo inteiro como SANTO.

Mas quando olhamos para a Bíblia notamos que os santos de hoje não são os que morreram e foram nomeados por homens mortais como um papa. A Bíblia nos ensina que os santos são todos aqueles que foram lavados e redimidos no sangue de Jesus e mediante uma vida de santidade e santificação (separação) vivem para Deus. Estes, por serem separados do mundo são os santos. Eu e você somos santos, não no sentido que a igreja católica entende, pois não seremos, cultuados e venerados, ou ainda objetos de intercessão junto a Deus, pois somente há um Deus cuja glória não divide com ninguém (Is. 42.8) e há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (ITm. 2.5). Mas somos santos porque Deus assim nos chamou “sede santos porque Eu o Senhor sou santo”. Ser santo segundo a Bíblia não será uma ação futura e sim uma ação presente, é uma ordem de Deus ao seu povo que está em vigor na vida de todos os que amam a Deus. Somos os santos de hoje e todos os méritos estão na cruz de Cristo. Seja santo hoje, seja santo sempre. Tenha uma boa semana.

 

Fontes:

www.santossanctorum.blogspot.com.br

www.pt.wikipedia.org

www.g1.globo.com