Home > Mensagens pastorais > Razões para ser um dizimista fiel

RAZÕES PARA SER UM DIZIMISTA FIEL

Ser dizimista é um grande privilégio que temos da parte de Deus. O Senhor instituiu o dízimo muito antes do período da lei mosaica quando o patriarca Abraão deu seu dízimo (Gn. 14. 20). Nós entregamos na igreja o dízimo sobre tudo quanto Deus nos deu de recursos monetários como Abraão neste texto que “deu o dízimo de tudo” porque isso é um ensino bíblico, inclusive ratificado por Jesus também (Lc. 20. 25).

Ser dizimista tem a ver com caráter, é entender que temos uma aliança com Deus e sua Palavra e que faremos todo o esforço para manter nossa aliança com Ele em fidelidade, pois Deus mesmo é fiel conosco e não se esquece de nós. Se cremos que os recursos que recebemos vêm de Deus então temos que ser fieis com a decima parte. Quem retém o dízimo é chamado na bíblia pelo próprio Deus de “ladrão” (Ml. 3. 8), pois é o mesmo que tomar posse de algo que não é seu, o dízimo é do Senhor.

Ser dizimista fiel faz com que as portas dos céus se abram sobre a vida financeira, quem é fiel experimenta a provisão e a proteção de Deus na gestão do dinheiro. Deus promete muitas bênçãos àqueles que agem com fidelidade nesta área. Os dízimos são levados à “casa do tesouro”, ou seja, no nosso caso, a igreja. Nunca deve ser administrado pela própria pessoa. Essa função era dos sacerdotes, que eram encarregados desta tarefa, hoje também é assim, temos a junta diaconal que é responsável por esta administração. O restante (90%) é que deve ser administrado pelo dizimista, mas mesmo assim não de qualquer forma, e sim de acordo com a vontade de Deus.

Ser dizimista fiel é uma atitude que faz reafirmar quem é a autoridade sobre sua vida financeira. O dinheiro não domina o dizimista fiel, mas sim o Deus todo poderoso. Quando somos fiéis estamos dizendo que servimos a Deus e não a mamon.

Ser dizimista fiel é entender que Deus não pede algo que Ele já não tenha lhe dado antes, pois só dá o dízimo aquele que recebeu um recurso e entende que este, veio do Senhor. O dízimo não é uma questão de fé (no sentido de trazer à existência coisas que ainda não vimos), e sim uma atitude de fidelidade daquele que já recebeu sua bênção.

Fora de Canaã, cada um vive da forma como quer. Dentro, porém, Deus não aceita isso, afinal só entra em Canaã quem tem aliança de fidelidade com Deus, então seja fiel e experimente as bênçãos do Senhor na vida financeira.