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A Igreja Metodista Wesleyana expressa sua fé por meio da seguinte confissão, que é também a base de sua pregação:
I. Há um só Deus vivo e verdadeiro, soberano, eterno, de infinito poder e sabedoria, criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis; na unidade de sua divindade, há três pessoas de uma só substância, de existência eterna, igual em santidade, justiça, sabedoria, poder e dignidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo
(Êxodo 20:2-3; Salmos 145:13; Mateus 28:19-20; Lucas 3:22; Tiago 1.17);
II. O Filho, que é a Palavra do Pai, encarnou-se no ventre da virgem Maria, reunindo assim duas naturezas inteiras e perfeitas: a divina e a humana, para ser conhecido como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, reconciliando-nos assim com o Pai e fazendo expiação pelos nossos pecados (Lucas 1:35; João 3:31; Colossenses 1:15-20; Hebreus 4:15);
III. Jesus Cristo foi crucificado, morto e sepultado, verteu seu sangue para remissão dos pecados e regeneração dos pecadores arrependidos (Romanos 5:9, Hebreus 9:14);
IV. Cristo verdadeiramente ressuscitou dentre os mortos em seu corpo, glorificado, com todas as características da natureza humana, e subiu ao céu e assentou-se à destra do Pai, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos (Atos 2:32-36; 2 Timóteo 4:1 João 3:2);
V. O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, verdadeiro e eterno Deus (Mateus 28:19; 2 Co 13.13);
VI. A Bíblia, que é a Palavra de Deus, foi escrita por homens divinamente inspirados. Ela é o padrão único e infalível pelo qual a conduta humana e as opiniões devem ser julgadas (2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:19-21);
VII. A justificação se realiza somente pela fé em Jesus Cristo (Romanos 3:28: Efésios 2:8);
VIII. A santificação do salvo é uma operação realizada pelo Espírito Santo, adquirida pela fé. Ela é obra da livre graça de Deus por meio da qual morremos para o pecado e vivemos para a justiça;
IX. O batismo com o Espírito Santo, ato da graça de Deus, é uma experiência de revestimento de poder recebida pela fé para testemunho do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Como real evidência do batismo, manifestam-se as línguas estranhas (Lucas 3:16; 24:49; Atos 1:8; 2:5-13; 10:44-46);
X. A cura divina e os milagres são para nossos dias também como parte integrante da obra expiatória de Cristo (Marcos 16:17-18; Tiago 5:15);
XI. O batismo bíblico é a imersão do crente em água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não como meio de salvação, mas como testemunho dela (João 3:23; Romanos 6:3,4; Colossenses 2:12; 1 Pedro 3:21);
XII. A Ceia do Senhor é uma festa espiritual, por meio da qual os salvos – pelo uso do pão comum e do vinho – lembram juntos a morte de Cristo e perpetuam o sentido de sua morte até que ele venha
(1 Coríntios 10:16; 1:23-26);
XIII. Os planos de Deus para o sustento de sua obra são: os dízimos e as ofertas. O dízimo é anterior à lei mosaica, na qual foi cumprido e exigido, e permanece como princípio neotestamentário (Malaquias 3:8-10; Mateus 23:23; 2 Coríntios 9:5-7);
XIV. A Igreja visível de Cristo é uma congregação de crentes batizados, unidos uns aos outros na fé e na comunhão do Evangelho, observando os mandamentos de Cristo, governados por suas leis e exercendo os dons concedidos pelo Espírito Santo (Mateus 18:17; 1 Coríntios 14:33; Efésios 5:23);
XV. A segunda vinda de Cristo será repentina, pessoal, pré-tribulacional e pré-milenial. Nós amamos a sua vinda e o esperamos, dizendo: “Ora vem, Senhor Jesus” (Mateus 24:27-36; 1Tessalonecenses 4:16,17);
XVI. No céu haverá galardão para os santos e bem-aventurados por toda a eternidade, e haverá punição infindável para os ímpios no lago de fogo (Mateus 25:46; 2 Coríntios 5:10; Filipenses 3:20; 1 Pedro 1:4; Apocalipse 22:12).